Dieta Vegetal a melhor para a nossa saúde e para o nosso planeta.
Um novo estudo confirma que uma dieta de base vegetal, em especial de agricultura biológica, é o melhor para o planeta.
Várias organizações, incluindo a FAO das Nações Unidas, recomendam que que se faça uma mudança urgente de paradigma alimentar, adotando coletivamente uma dieta sustentável. Uma dieta sustentável é a única que pode contribuir garantir um futuro para o planeta, sendo caracterizada por uma dieta de base vegetal, com pouco ou nenhum consumo de produtos animais.
As provas que uma dieta de base vegetal é benéfica para a saúde são hoje cada vez mais claras, mas também são aquelas que representam um menor impacto para o ambiente e que poderão combater de forma muito significativa as alterações climáticas. De facto, uma dieta de base vegetal já não representa um estilo de vida alternativo, mas sim a única alternativa viável para o futuro do planeta e da humanidade.
A agro-pecuária é responsável por cerca de 14,5% das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) globais, sendo que a produção de carne de vaca e de laticínios representam 41% e 20% dessas emissões, respetivamente.
A agropecuária necessita também de muito mais recursos do que a produção de produtos vegetais, além de contribuir para perdas na biodiversidade devido à utilização intensiva de terreno para os animais e os respetivos alimentos.
Um novo estudo investigou os impactos ambientais tanto dos padrões alimentares como dos sistemas de produção de alimentos. Para isso foram obtidos os dados sobre a alimentação de 34442 participantes e usados 3 indicadores ambientais relacionados com esses dados: emissão de gases com efeito de estufa (GEE), necessidades energéticas e ocupação de terreno. De acordo com os resultados, uma dieta de base vegetal está associada a:
- Diminuição de 49,6% na emissão de GEE;
- Diminuição de 41,5% na utilização de terreno;
- Efeitos benéficos adicionais no impacto ambiental com o consumo de produtos de agricultura biológica, no caso das dietas de base vegetal.
O estudo concluiu que uma dieta de base vegetal está associada a uma diminuição dos GEE, dos recursos utilizados e de menor utilização de terreno- Além disso, o consumo de produtos de agricultura biológica teve efeitos benéficos adicionais no impacto ambiental, mas apenas no caso das dietas de base vegetal.
Fazer uma dieta de base vegetal, em especial de agricultura biológica, é a melhor medida que podemos fazer pela nossa saúde e pelo planeta. Aquilo que era antes associado a um luxo, é hoje uma necessidade urgente e uma questão de sobrevivência.
Fontes:
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2018.00008/full#B3
http://www.fao.org/docrep/018/i3437e/i3437e.pdf
Zirita
Sem comentários: