OS BENEFÍCIOS DOS VEGETAIS FERMENTADOS
Alimentos fermentados possuem uma longa história de presença nos hábitos alimentares em virtualmente todas as culturas tradicionais e sempre teve lugar de destaque por conta de suas propriedades benéficas.
Os processos de fermentação natural produzem micróbios que são extremamente importantes para a saúde humana e auxiliam a manter a flora intestinal equilibrada. Além da importância no sistema imunológico não devemo-nos esquecer de que o intestino é considerado o segundo cérebro, uma vez que é o tecido corporal que mais produz serotonina, reconhecido como fundamental para a sensação de bem estar. Incluindo o papel dos alimentos fermentados como quelantes de metais pesados e agentes desintoxicantes em geral entenderemos a razão de qualquer tratamento desintoxicante a começar pelo intestino.
Essas propriedades colocam os alimentos fermentados como importante instrumento no processo de auto-cura. E para isso, nem precisam ser consumidos em grandes quantidades. Sugiro incluir na sua alimentação 60 a 120 gramas de vegetais fermentados ou de outros alimentos cultivados, duas ou três vezes ao dia.
Tenha em mente que alimentos fermentados são desintoxicantes eficientes, assim, não ache estranho ter reacções ou “crises curativas” nos primeiros dias. Cefaleias e diarreias ocasionais são os mais comuns, mas manchas vermelhas e erupções cutâneas podem também ocorrer. Por isso, é prudente introduzi-los aos poucos para dar tempo para que sua flora intestinal se adapte. Em poucos dias você irá perceber que os efeitos desagradáveis (se você os tiver) irão desaparecer. As fezes vão-se tornar cada vez mais moldadas e fáceis de serem eliminadas. A pele do rosto irá mudar e é provável que algumas pessoas comentem isso consigo (Já aconteceu comigo).
Existem vários alimentos e bebidas que podem ser fermentados na sua própria residência: vegetais, condimentos, bebidas lácteas etc. Os métodos tradicionais não usam artifícios para produzir fermentação, por isso, uso métodos naturais, que mantêm o teor nutricional dos alimentos intacto, ou melhor dizendo, até mesmo aumentando suas propriedades benéficas.
Provavelmente não existe vegetal que não possa ser fermentado: repolho, cenoura, beterraba, pimentão, pepino, couve… E também uso condimentos como: gengibre, coentro, alho, salsa… para dar um toque especial e aumentar o sabor. Vá experimentando até encontrar suas receitas favoritas, mas lembre que a fermentação aumenta o sabor das coisas, por isso, vá devagar, principalmente com a cebola.
Procure sempre usar vegetais orgânicos. Retire as cascas, pois elas quase sempre dão um sabor mais amargo (mas isso não é uma regra). Ao usar ervas, use somente as frescas: manjericão, tomilho, orégão, alecrim… Algas marinhas são bem vindas, mas podem deixar um cheiro de peixe que não é aceito por muitas pessoas… experimente. No meu vídeo coloquei a fermentar por 30 dias, pois é o tempo ideal para que o açúcar mascado seja eliminado na totalidade no processo de fermentação.
Receita para fermentação ( Em atualização):
Em breve...
Zirita
Vou fazer os meus amanhã!
ResponderEliminarMuito bom, já sei como se faz, mas esou à espera da receita aqui :)