Vegetais Fermentados e os seus benefícios para a saúde
A técnica de produzir vegetais fermentados é de conhecimento milenar e atualmente tem-se falado muito sobre os benefícios dos fermentados para nossa saúde.
Mas afinal, o que é que ocorre no processo de fermentação?
O processo de fermentação faz com que as bactérias presentes na superfície dos alimentos alimentem-se dos açúcares presentes no meio (carboidratos e fibras) transformando-os em ácido láctico, ácido acético, enzimas digestivas, sais minerais, vitaminas do complexo B, etc. Os alimentos fermentados são alimentos pré-digeridos de sabor e aroma marcantes e uma ótima fonte natural de probióticos (bactérias “do bem”).
Quando a flora bacteriana intestinal está em equilíbrio, dificulta (ou até mesmo impede) que bactérias patogénicas (bactérias “do mal”) exerçam as suas funções. Um dos maiores benefícios dessa produção de ácidos pelas bactérias é que os ácidos produzidos na fermentação diminuem o pH intestinal contribuindo também para o equilíbrio desse maravilhoso órgão absortivo.
Foto: Xana Azevedo
Os alimentos probióticos mais conhecidos são os fermentados a partir do leite, como iogurte e coalhada, mas temos ótimas fontes vegetais de probióticos como rejuvelac, vegetais crus fermentados, chucrute, kefir, missô, natto. O natto, por exemplo, é rico em vitamina K2, uma vitamina que controla a formação de trombos e previne doenças cardiovasculares.
Tenha em mente que alimentos fermentados são desintoxicantes eficientes, assim, não ache estranho ter reações ou “crises curativas” nos primeiros dias. Cefaleias e diarreias ocasionais são os mais comuns, mas manchas vermelhas e erupções cutâneas podem também ocorrer. Por isso, é prudente introduzi-los aos poucos para dar tempo para que sua flora intestinal se adapte. Em poucos dias você irá perceber que os efeitos desagradáveis (se você os tiver) irão desaparecer. As fezes vão se tornar cada vez mais moldadas e fáceis de serem eliminadas. A pele do rosto irá mudar e á provável que algumas pessoas comentem isso com você😉.
Aqui estão os principais benefícios do consumo dos alimentos fermentados à saúde:
• Ajuda do processo digestivo por conter enzimas digestivas;
• Defendem o organismo das bactérias patogénicas;
• Melhora a capacidade de eliminação de toxinas;
• Melhora o aspecto da pele;
• Melhora o sistema imunológico: 80% do nosso poder imunitário está no intestino, e os probióticos ali são potentes defensores de nosso organismo aos patogénicos;
• Fonte de vitaminas do complexo B: vitaminas que são cofatores de todos os processos que geram energia ao corpo, e interfere na digestão de proteínas, carboidratos e das gorduras;
• Melhora a absorção de nutrientes;
• Ajuda a combater a inflamação causada por “bactérias ruins” ajudando no processo de emagrecimento;
• Quando a microflora está equilibrada ajuda no combate contra infecções causadas por fungos, como candidíase
• Desintoxicação: alimentos fermentados são os melhores quelantes de metais tóxicos, e seu consumo ajuda a eliminar uma gama enorme de toxinas e metais pesados.
• Muito mais barato do que comprar lactobacilos formulados ou mesmo prontos.
• Ajuda na sensação de bem estar e até controle de ansiedade e stress, já que o intestino (reconhecido como segundo cérebro) saudável ajuda a formar serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis por isso;
• Ajuda no combate á obesidade. Estudos já mostraram que alterações na microflora interfere no ganho ou perda de peso.
Além dos benefícios citados a cima, o processo de fermentação ajuda a conservar os alimentos, e era muito usado na antiguidade exatamente por conta disso.
Fermentar legumes em casa é uma ótima opção para não estragar os frescos que você compra. Sabe quando compramos aquele repolho orgânico lindo, mas não sabemos o que fazer com tanto? Além das formas tradicionais de consumo, você pode fazer fermentados, combinar com outros vegetais até, obtendo sabores e cores diferentes, como os da foto.
Você já deve ter-se convencido que, mesmo se não estiver em disbiose, você e a sua família podem-se beneficiar com o consumo frequente de fermentados.
Um elemento importante na fermentação é o sal marinho, mas você poderá usar sumo de aipo (salsão) que naturalmente contém sódio. Ambos servem para prevenir o crescimento de bactérias patogénicas. O outro elemento importante é o starter, como o kefir ou o soro do iogurte (whey). Cubra os vegetais as serem fermentados de modo que eles fiquem totalmente encobertos pelo próprio sumo. Deixe um espaço de 5cm da borda do frasco para permitir que os gases da fermentação possam ter por onde expandir. Por fim, sele o frasco, e deixe-o descansando por pelo menos 3 dias num local escuro e que não ultrapasse os 25 °C. Após 3 dias, abra o frasco e prove. Se o sabor estiver do seu agrado guarde no frigorífico (geladeira) para diminuir a velocidade da fermentação. Nos meses mais frios pode ser necessário mais tempo de fermentação antes de refrigerá-lo.
Provavelmente não existe vegetal que não possa ser fermentado: repolho, cenoura, beterraba, pimentão, pepino, couve… E também use condimentos, dill (aneto), gengibre, coentro, alho, salsa… para dar um toque especial e aumentar o sabor. Vá experimentando até encontrar suas receitas favoritas, mas lembre-se de que a fermentação aumenta o sabor das coisas, por isso, vá devagar, principalmente com a cebola.
Zirita
Sem comentários: