Probióticos poderão diminuir perda de massa óssea
Probióticos poderão diminuir a perda de massa óssea em mulheres com mais idade.
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de densidade óssea e deterioração da microestrutura do osso, o que resulta em menor força óssea e aumento do risco de fratura.
Vários estudos em animais têm mostrado que a microbiota tem um papel importante na modulação da homeostase óssea, possivelmente ao regular o sistema imunitário e formação de osteoclastos, o que sugere que ao ser modificada poderá ter efeitos na massa óssea e prevenir osteoporose.
O Lactobacillus reuteri 6475 é uma bactéria que existe no intestino humano a qual poderá ter benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias. A inflamação leva a acentuada perda de massa óssea ao estimular a osteoclastogénese e a reabsorção óssea. Suplementos de L.reuteri 6475 em animais diminuem a perda de massa óssea e aumentam a densidade óssea do osso trabecular.
Um estudo clínico aleatorizado duplo-cego procurou saber se suplementos com L-reuteri 6475 poderão diminuir a perda de massa óssea em mulheres com baixa densidade mineral óssea. No estudo participaram 90 mulheres com uma média de 76 anos, acompanhadas ao longo de 1 ano.
No final do estudo, a perda de densidade mineral óssea nas mulheres que receberam o suplemento com a bactéria L.reuteri 6475 (10 mil milhões de CFU/dia) foi inferior (-0.93%), comparativamente com o grupo do placebo (-1,86%). O tratamento foi bem tolerado e não esteve associado a mais efeitos secundários do que o placebo.
Este foi o primeiro estudo que mostrou que a utilização de probióticos poderá ser benéfico para diminuir a perda de massa óssea e prevenir ou diminuir a progressão da osteoporose. O estudo concluiu por isso que suplementos com L.reuteri 6475 deverão ser investigados como um possível tratamento para prevenir perda de massa óssea e osteoporose.
Alguns cuidados a ter com a osteoporose:
- Fazer uma dieta de base vegetal, com alimentos ricos em magnésio e vitamina K. Considerar tomar um suplemento de vitamina K2 até 1000 mcg.
- Uma meta-análise sugere que tomar K2, no caso de pessoas com osteoporose, pode ajudar na manutenção e melhoria da densidade mineral óssea:
- Consumir alimentos ricos em cálcio e bebidas enriquecidas com cálcio. Caso contrário tomar suplemento.
- Tomar suplemento de vitamina D, cerca de 4000 UI.
- Consumir proteína em quantidades adequadas;
- Alguns estudos sugerem que a soja pode ajudar a manter a densidade óssea;
- Evitar excesso de vitamina A (retinol) e preferir beta-carotenos presentes nos produtos vegetais;
- Evitar o sal e o café em excesso e bebidas alcoólicas;
- Fazer exercício físico com levantamento de pesos.
- No Japão são utilizadas mega-doses de vitamina K2 para o tratamento de osteoporose, os quais parecem ter bons resultados. Os estudos realizados no Japão mostram que apenas com doses acima de 45 mg de K2 (não confundir com microgramas) observaram-se resultados benéficos no aumento da densidade óssea em mulheres com osteoporose:
Texto: Gabriel Mateus
Zirita
Sem comentários: