Jejum Intermitente e os seus efeitos
O jejum intermitente poderá aumentar o tecido adiposo bege ao modificar a composição da microbiota.
Embora a gordura corporal (tecido adiposo branco) esteja associada ao risco de obesidade, diabetes e alguns cancros, outro tipo de tecido adiposo (castanho) tem uma ação reguladora da termogénese, aumenta a produção de energia e melhora a sensibilidade à insulina.
A ativação de tecido adiposo castanho (TAC) ou a interconversão de tecido adiposo branco (TAB) em tecido adiposo bege, poderá ser uma forma promissora de tratar a obesidade e outras doenças metabólicas. O tecido adiposo bege partilha das propriedades termogénicas do TAC.
Algumas das formas de o conseguir essa conversão passam por fazer exercício físico ou através da exposição ao frio.
Um estudo recente em modelo animal mostrou que um regime de jejum intermitente foi capaz de induzir o desenvolvimento de gordura bege no interior do tecido adiposo branco melhorando muito significativamente a obesidade, a resistência à insulina e a esteatose hepática.
O jejum intermitente resultou numa alteração na composição da microbiota o que levou a um aumento de produção de acetato e lactato resultante da fermentação das bactérias. Tanto o acetato como o lactato estão associados a um aumento da gordura bege.
Nos animais isentos de microbiota não se observou um aumento da gordura bege. Por outro lado, ao ser transplantada a microbiota dos animais tratados com jejum intermitente para aqueles que não tinham microbiota, houve um aumento da gordura bege e melhoria dos marcadores metabólicos.
O estudo sugere que o jejum intermitente poderá ativar seletivamente a gordura bege, provavelmente ao modificar a composição da microbiota, o que leva ao aumento de acetato e lactacto, os quais estimulam a conversão em gordura bege do tecido adiposo branco. Além disso, o jejum intermitente melhorou muito significativamente a síndrome metabólica de animais com obesidade.
Nota: trata-se de um estudo preliminar, tendo os respetivos resultados de ser confirmados posteriormente em estudos com humanos.
Fonte:
http://www.cell.com/cell-metabolism/fulltext/S1550-4131(17)30504-1
Jejum Intermitente Portugal e Brasil. Alimentação Saudável
Zirita
Sem comentários: