Abacate aquele fruto que ninguém gosta
Este fruto originário da América do Sul tinha uma relação privilegiada com alguns dos maiores animais que habitavam esta região há mais de 10 mil anos atrás.
Na altura da extinção de animais como o mamute e tatus gigantes, o abacate quase deixou de existir. Estes animais alimentavam-se de grandes quantidades de abacate. O seu sistema digestivo conseguia quebrar a casca e assimilar a polpa. A semente, que não é digerível, era expelida ficando nas condições ideais para poder germinar como abacateiro. Esta relação simbiótica permitiu a proliferação de abacateiros por toda a América do Sul.
O desaparecimento daqueles animais coincidiu com a génese da civilização humana naquela área. O abacate começou a ser consumido e plantado o abacate, permitindo que este chegasse até aos nossos dias.
O abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio (que está definitivamente entre os principais minerais do corpo). Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).
____________
Contém ainda proteínas, fitosterol, Lecitina (substância que auxilia na desobstrução dentro dos vasos sanguíneos), Tanino, Ácido Oléico (ômega 9), Linoléico (ômega 6) e Palmítico.
_________
Uma de suas melhores características, é ser uma das maiores fontes da natureza em GLUTATIONA: A Glutationa, também chamada de Glutatião ou GSH é uma das substâncias mais pesquisadas do mundo da Nutrigenética devido a sua importância na proteção celular ao “rejuvenescer” as células. Ela participa do fortalecimento do sistema imune (ação imunomoduladora), é detoxificante, ou seja, “decompõe” e neutraliza a ação dos radicais livres, protege as células de substâncias cancerígenas e da peroxidação lipídica, entre outras co-funções metabólicas na metilação de genes.
Um abacate pode conter mais potássio do que uma banana!
Quando maduro, o abacate (ou pera abacate como também é conhecido) é um alimento quase completo. Fornece uma grande quantidade de potássio, vitaminas A e E, algumas vitaminas B e C. Também é rico em ácido fólico (excelente para a dieta das grávidas) e outros nutrientes. O abacate apresenta uma série de benefícios para a saúde, que resultam dos nutrientes presentes na sua polpa.
O abacate não contem Glúten nem colesterol, sendo um elemento útil ao organismo humano para eliminação deste último.
Embora o abacate seja considerado um alimento rico em gordura e em calorias, as gorduras que contém são saudáveis por serem monoinsaturadas, como o ómega 3, que melhora o colesterol.
Sabia que as vitaminas são importantes na dieta alimentar, pois têm um forte poder antioxidante?
Estes compostos orgânicos, ajudam a combater o processo de oxidação, que é algo que ocorre de forma natural no organismo e que leva ao seu envelhecimento.
Vitamina A: tem a capacidade de se combinar com alguns radicais livres, antes que estes provoquem lesões. Esta vitamina participa no processo de produção da pele e ajuda a manter uma boa visão. Também apoia o crescimento normal das células.
Vitamina B: o complexo de vitamina B é composto por oito vitaminas, que ajudam o corpo a produzir a energia que necessita para funcionar melhor. É importante para a formação de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio para os tecidos.
A tiamina, ou vitamina B1, desempenha várias funções ao nível do bom desempenho do sistema nervoso, dos músculos e do coração;
A riboflavina, ou vitamina B2, desempenha um papel vital na formação de glóbulos vermelhos; actua igualmente no bom funcionamento das enzimas em vários processos metabólicos;
A niacina, ou vitamina B3, intervém na remoção de toxinas, na produção de hormonas e na promoção do bem-estar mental e emocional.
A vitamina B6 previne a formação de coágulos sanguíneos, desempenhando funções ao nível de respiração das células e metabolismo proteico.
Vitamina C: trata-se de um composto hidrossolúvel e por isso reage com os radicais livres que existem no interior das células. Por isso, impede danos no ADN, atrasando o processo de envelhecimento. A vitamina C é também responsável pela reparação e manutenção de ossos e dentes. Tem ainda como função ajudar a produzir colagénio, um componente estrutural dos tendões, cartilagens, vasos sanguíneos, ligamentos. Na pele confere firmeza e elasticidade.
Vitamina D: é fundamental no desenvolvimento da estrutura esquelética, prevenindo a osteoporose, ao permitir efetuar a absorção do cálcio. Participa, também, na absorção do fósforo por parte do organismo. Funciona também como hormona e intervém no crescimento celular.
Vitamina E: é um antioxidante lipossolúvel que impede a oxidação dos tecidos gordos polinsaturados e evita danos nas membranas celulares. Também protege as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que atuam no transporte do colesterol. Esta vitamina ajuda a impulsionar o sistema imunológico, o que permite ao organismo combater infeções bacterianas e virais.
Caroteno: também denominado provitamina A, permite ao organismo obter vitamina A, indiretamente. É um antioxidante que previne o envelhecimento, melhora a visão noturna e confere elasticidade à pele e atua no metabolismo das gorduras. Por estas razões pode integrar regimes de emagrecimento.
Ácido Fólico: é um dos intervenientes na síntese do ácido desoxirribonucleico (ADN) e ribonucleico (ARN), bem como na produção de hemoglobina. Trata-se de um nutriente importante em períodos de crescimento como a infância, adolescência e na alimentação de grávidas.
Visite o Blog do Abacate Verde e tenha acesso a varias receitas super deliciosas com este fruto.
Zirita
Sem comentários: