Veganlhau com broa e a receita
Com bom gosto e um pouco de criatividade na cozinha, é possível ter uma mesa farta e totalmente vegana. Quer aprender? Quer saber como elaborar um bom VEGANLHAU?
Olá amores!
Como manda a tradição, as festas de fim de ano costumam ter aquela mesa farta, cheia de comidas boas e com uma grande variedade de carnes e peixes. Enquanto alguns deliciam-se com todas as iguarias natalícias, os vegetarianos e vegan acabam por ter que se contentar com pratos mais simples, muitas vezes limitados a saladas e acompanhamentos como arroz, batata e legumes refogados.
No entanto, engana-se quem pensa que uma ceia de Natal vegan não tem graça ou sabor. Afinal, é possível preparar uma apetitosa refeição com receitas sem carne vermelha, peixes ou aves. Além de serem mais saudáveis e leves, os pratos que priorizam o uso de legumes, verduras, leguminosas e proteínas vegetais são ricos em cores e sabores - perfeitos para uma época festiva.
Para ajudar na missão de montar um delicioso banquete vegan, decidi deixar aqui a receita para um "bacalhau" vegetariano ou vegan.
Nesta receita o que é que vai substituir o peixe? Vai ser o palmito.
Eu consegui o palmito pela loja online da Amazon:
Com um auxilio de um garfo vamos cortar o palmito em tiras, pois dessa forma vai ficar parecido à textura e ao formato das "lascas" do bacalhau.
O que vai dar aquele sabor de mar ou de peixe na preparação deste prato é nada mais, nada menos que a alga NORI.
Esta alga encontramos facilmente em lojas de produtos naturais ou na Amazon, e ela serve para principalmente dar sabor a esta preparação.
Como todo o prato de bacalhau claro que não pode faltar a batata. Eu cortei as batatas em rodelas não muito finas, dei uma pré cozida de apenas uns 5 minutos, pois elas depois vão ao forno.
Além da batata utilizei pimentões vermelhos, amarelos e verdes.
Além da batata utilizei pimentões vermelhos, amarelos e verdes.
Cortei em rodelas. Os pimentões na verdade servem para dar um sabor à batata, e claro uma cebola também ás rodelas. Acrescentei tomate para agregar valor nutricional. A intenção é criar uma boa base de vegetais e intensificar sabor à receita.
A castanha de caju ficou de molho umas 5 horas, para hidratar e ficar cremosa quando preparar o leite de castanha de caju.
MODO DE PREPARO:
– Com auxilio de um garfo. desfie o palmito fazendo tirinhas. Reserve.
– Passe a alga nori rapidamente na chama do fogo para ficar crocante. Passe de ambos os lados. Feito isso triture-a num processador até ficar em pedacinhos menores
– Tempere as tiras do palmito com a alga nori triturada, salsinha e sal. Reserve.
– Bata as castanhas de caju com metade da água que ficou de molho, até formar um creme.
– Misture o creme de castanha de caju nas tiras de palmito. Reserve.
– Numa frigideira doure a cebola no azeite. Acrescente os pimentões, as batatas, os tomates e azeitonas, misture bem para incorporar os sabores
– Numa assadeira disponha as batatas e legumes
– Faça uma segunda camada com o creme de tiras de palmito. Finalize com um pouco de pimentões, azeitonas pretas, broa de milho e regue com azeite
– Leve ao forno por 30 minutos.
– Está pronto!
Rendimento: 6 porções
INGREDIENTES:
– 270g de Palmito Inteiro
– Salsinha fresca a gosto
– 3 folhas de Alga Nori triturada ( Muito importante, pois é ela que confere sabor de “peixe” na preparação). Estas algas comprei na Loja online da Amazon
– Sal a gosto
– 500g de Batata cozida cortada em rodelas
– 1 Pimentão vermelho cortado em rodelas
– 1 Pimentão amarelo cortado em rodelas
– 1 Pimentão verde cortado em rodelas
– 1 Pimentão verde cortado em rodelas
– 2 Tomates picados
– 1 Cebola Roxa picada
– 2 colheres de sopa de azeitonas Pretas
– 100g de Castanha de Caju crua de molho por no mínimo 5h
– Broa de milho triturada a gosto
– Broa de milho triturada a gosto
Espero que gostem.
(Agradeço a fonte desta receita à Nutricionista Ana Cláudia Abreu da escola de nutrição vegetariana)
Zirita
Obrigada pela receita Zé Carlos!
ResponderEliminarParece ser deliciosoooooo...nada como experimentar, eu vou ;)
Feliz Natal natural para vocês!
Ficou uma delicia Ana e olha que na ceia de 2019, no meio de muitos não vegetarianos, sobrou uns "pedacinhos" apenas para mim e a Alzira. Este ano vamos preparar outra receita diferente. Bom natal para ti, tudo de bom...
Eliminar